Desafio Fotográfico

sábado, janeiro 02, 2016

Mais um ano que se inicia, 2016 veio cheio de energia e páginas novinhas para a gente preencher. Novos planos para serem executados, pessoas para serem conhecidas, desafios para serem alcançados. 


E por falar em desafio, no mês passado eu resolvi finalmente participar do #Desafioprimeira, que foi criado pelo blog Primeira à esquerda. O desafio consiste em postar uma foto por dia no Instagram. Cada dia possui um tema específico e os participantes são livres para interpretar o tema do jeito que quiserem (para saber mais clique aqui).

Resolvi participar como uma forma de treinar minhas habilidades fotográficas e exercitar a criatividade. Muitas vezes eu achei o tema do dia complicado, mas é isso que faz um desafio ser o que ele é, certo? No post de hoje vocês conferem aquelas que foram minhas fotos favoritas do desafio, seu respectivo dia/tema e algumas curiosidades. 



Dia 1- Começa com O. Foi divertido pensar em algo que começasse com a letra O e que ficasse legal numa foto, o origami surgiu quando eu menos imaginava. Como eu não sei fazer nem um avião de papel direito, procurei o tutorial do Tsuru no Pinterst. Estava com medo de não conseguir, mas eu acabei acertando de primeira. O resultado ficou melhor do que eu imaginava e o origami continua aqui, decorando minha estante.



Dia 3- Manhã de quinta: eu amo o minimalismo e sempre quis fazer alguma foto assim, foi um pouco complicado deixar o celular na posição certa, a gente tem que esticar o pescoço e (no meu caso) torcer pra não tremer a mão. Na xícara tem café quentinho com leite. 



Dia 5- O céu de hoje: por que não tirar uma foto do céu no chão? O gramado do jardim não colaborou muito, mas eu acabei gostando dessa brincadeira de opostos.



Dia 7- Vazio: não me recordo como surgiu a ideia para essa foto, lembro somente que foi uma série de testes de fotografia e photoshop. Algo bem casual, mais ou menos assim: e se eu tirar uma foto desse jeito... e apagar essa parte... e agora colocar sobre um fundo simples... nossa, ficou legal, vai ser essa. Risos.



Dia 8- Bagunça: o que vocês veem aí é a sobra de algumas ideias. Primeiramente pensei em fazer outro autorretrato: eu no meio de algumas cartas. Mas as fotos não foram dando certo e eu optei por fazer uma coisa mais simples, somente as cartas. Quem sabe a ideia inicial não fica pra outro dia (ou desafio)? 



Dia 10- Tema livre. Aqui vai o (quase poético) relato. Era fim de tarde e eu estava voltando do shopping. Já estava escurecendo quando me lembrei que tinha um desafio para cumprir. Por sorte, o sol estava se pondo de uma forma linda e a fila de carros para sair do estacionamento estava um pouco parada. Abri a janela do carro, peguei meu celular, mirei nos prédios e cliquei. Claro que mexi um pouco no contraste, mas a beleza do céu não foi alterada. 



Dia 13- Transparente: outro tipo de técnica fotográfica que me inspira é a dupla-exposição. Nessa foto eu usei duas imagens de paisagem de minha autoria e outro autorretrato. O resultado foi bem inusitado, pois apesar de já ter trabalhado com essa técnica eu nunca usei mais de duas fotos. Outra coisa que eu amei foi a iluminação do meu lado esquerdo *-*.



Dia 19- Meio de transporte: o que eu mais gosto nessa foto é como as linhas do teto correm para um único ponto. Cá entre nós, eu sempre quis fazer uma foto assim. 


  Dia 22- Olá, verão: mais uma foto "casual" que eu amei ter tirado. Gosto de como tudo     está limpo e simples, como numa ilustração em vetor. 



Dia 26- Decoração natalina: sem dúvidas essa é a minha favorita de todo o desafio. A começar pelo fato de ter sido improvisadíssima, não usei nenhum tipo de filtro ou edição. A única coisa que fiz foi um truque que aprendi e agora vou contar pra vocês: passar o dedo na lente do celular para deixar a luz assim, com esses riscos. Alguém mais conhecia esse macete? heheheh


Dia 31- Adeus, 2015: no último dia do desafio eu não tinha mais ideia do que iria colocar. Acabei encontrando essa foto na minha galeria e notei que não seria uma má escolha. É como se dissesse "a festa acabou, agora é hora de descansar, pois o novo ano está chegando". Mais uma vez optei por algo simples, minimalista.

Essas foram minhas fotos favoritas do #Desafioprimeira. Se você ficou interessado e quer participar (ou quer postar mais conteúdo no seu Instagram) aqui vai algumas dicas de coisas que eu aprendi durante o mês.

1- Pesquise coisas que te inspiram: procure fotos no Pinterest, Google Images, 500px, Tumblr ou veja quais foram as fotos que você curtiu no Instagram; quem sabe não sai alguma ideia nova?

2- Tenha um novo olhar sobre coisas do cotidiano: exercitar o olhar é algo importantíssimo, existem muitos detalhes no dia a dia que a gente acaba deixando pra trás. 

3- Simplicidade: a foto pode ser bem produzida, mas atenção para não exagerar. Tenha cuidado com os filtros. 

4- Um plano B sempre é bom: se a foto não saiu do jeito que você queria é bom ter um plano de emergência. Pode ser uma foto esquecida na sua galeria ou uma outra ideia mais simples.

5- Fique à vontade: não tenha medo de colocar aquilo que você gosta. O importante é se expressar e se divertir.

É isso pessoal, espero que tenham gostado do post. Se você ainda não conhece meu Instagram basta clicar aqui. Não esquece de visitar o Primeira à esquerda também.

Obrigado pela leitura e até mais. 2016 está só começando!

0 comentários

Mais Lidos

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

G+