Festa Literária de Cachoeira 2015

terça-feira, outubro 27, 2015

Entre os dias 14 e 18 de outubro a cidade de Cachoeira, na Bahia, foi palco da FLICA (Festa Literária de Cachoeira). A cidade situada a 120 km de Salvador recebeu autores nacionais e internacionais que debateram sobre diversos assuntos e interagiram com seus leitores, além de muitas apresentações musicais para todas as idades. 




Foi minha primeira vez nesse evento, fui no dia 17 (sábado) e já posso afirmar que comparecerei nos próximos anos. A cidade, que já tem o status de Monumento Nacional devido sua importância histórica, se enche de leitores vorazes e respira dias de festa e muita cultura. 

Cheguei a Cachoeira por volta das 15 hrs, queria conhecer um pouco a região e comparecer à mesa de debate com a autora americana Sapphire (que escreveu o livro que deu origem ao filme Preciosa) e Lívia Natália (professora e escritora). Logo no primeiro contato com a cidade deu pra ver o quanto ela estava movimentada, muitas pessoas fotografando a arquitetura secular, comentando sobre livros e festejando ao som de músicas do recôncavo. O evento é dividido entre alguns pontos da cidade como a Casa do IPHAN, a Praça da Aclamação, o Convento do Carmo e o Cine Teatro Cachoeira, mas é tudo bem perto então dá pra aproveitar bastante de cada lugar. 



















A mesa literária com a Sapphire e Lívia Natália recebia o título Em Trânsito, foi um bate papo muito interessante sobre igualdade de gênero, raça e o processo de escrita. Antes de entrar no local as pessoas podiam pegar fones para acompanhar a tradução simultânea, caso necessitasse. Infelizmente não deu para eu acompanhar toda a sessão, mas valeu cada momento que pude assistir. Fiquei louco para conhecer mais das duas autoras. 

Caso queriam participar do evento nos próximos anos aconselho que cheguem cedo, assim dá tempo de aproveitar a cidade histórica, encontrar uma variedade imensa de livros para comprar, participar das mesas literárias (os autores geralmente autografam suas obras após as sessões) e assistir apresentações musicais no fim do dia. Cachoeira fica pertinho de Salvador, então dá pra ir e voltar no mesmo dia. A FLICA acontece desde 2011 e está ganhando espaço no cenário de eventos da Bahia. Super-recomendo a visita.



Assim acabo o post de hoje. Gostaria de ter tirado muitas fotos, algumas não ficaram tão boas, mas espero que tenha despertado em vocês o desejo de comparecer ao evento nas próximas edições. 


Muito obrigado e até mais!

0 comentários

Mais Lidos

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

G+