Outubro

sexta-feira, outubro 03, 2014

O post de hoje vai ser um pouco diferente. Na verdade, todos os posts do mês de outubro serão diferentes. Como todo mundo sabe, no dia 31 deste mês é comemorado o Halloween (dias das bruxas) em alguns países de língua inglesa. Porém outras nações acabaram adotando essa temática em festas, tornando o Halloween conhecido no mundo todo. Sempre gostei de festas, filmes e desenhos de Halloween (ou envolvendo o gênero do terror) e graças a minha amiga Mariana (que me deu essa ideia) resolvi dedicar as postagens do mês de outubro ao tema, espero que gostem.



        Para começar, o primeiro post deste mês é a indicação de um livro de suspense: Boneco de NeveFalar sobre esse livro acaba servindo de exemplo sobre como insistir numa leitura às vezes é a melhor coisa a ser feita. Acabei sabendo sobre esse livro enquanto assistia alguns vlogs literários; sempre que o título "Boneco de Neve" aparecia era um sinal de que vários elogios o seguiriam. Assim acabei ficando curioso pela história e resolvi comprar um exemplar em uma das minhas idas à livraria.



       A história gira em torno de Harry Hole, um detetive policial da Noruega, que acaba tendo que investigar o caso de desaparecimento de uma mulher dona de casa. O que Harry não sabe é que o boneco de neve, na frente da casa da família dessa mulher, possui uma forte ligação com esse desaparecimento. Investigando este caso, com a ajuda de uma policial novata em seu departamento, Harry Hole acaba se envolvendo em um jogo de gato e rato em busca do autor desse boneco de neve. 

       Não gosto de falar muito sobre a história do livro (como já disse eu outra postagem, tudo é mais legal quando se é descoberto com o personagem), mas acho que só esse parágrafo serve de base para mostrar como a história é rodeada de mistérios e suspense. Eu, particularmente, amo histórias assim. Além de possuir diversos personagens e um tom bem macabro.

       O enredo do livro possui o foco nas investigações que o pessoal da polícia faz e também na vida pessoal do Harry Hole, falando da sua relação com sua ex e o filho dela. Inicialmente não gostei dessa parte da história, mas com o tempo acabei me apegando aos personagens por serem descritos cheios de personalidade. Quando li "Boneco de Neve" passei por três situações: primeiro me senti tentado por todo aquele mistério; depois acabei morrendo de tédio, porque em certas partes da história as coisas começam a ganhar um ritmo lento, principalmente quando o autor acaba focando na vida pessoal do Harry (por isso comecei este post falando sobre a importância de insistir em uma leitura). Depois tudo acaba compensando, sério, parece que essa sensação anterior - de que o livro estava sendo uma perda de tempo - acaba sendo anulada com o desfecho que o autor deu a todo mistério.

        "Boneco de Neve" é uma história complexa, que possui seus altos e baixos, mas nada tira o prazer que foi resolver o mistério com o Harry Hole. No final tudo acaba tendo sua devida explicação, Jo Nesbø sabe muito bem conduzir o leitor em uma trama complexa e concluí-la de forma brilhante, sem deixar nada a desejar. Se vocês estão procurando uma história que te prenda pelos mistérios e que mostre os bastidores de uma investigação/relação pessoal de um detetive, "Boneco de Neve" é o livro certo. As páginas que concluem a obra irão prender sua atenção totalmente. Minha nota para esse livro é 4 (de cinco), somente pela oscilação do ritmo da obra mesmo.




        Curiosidade: esse não é o primeiro livro do Jo Nesbø a retratar as investigações do personagem Harry Hole, talvez esta seja a explicação para uma parte da história ser focada na vida pessoal do detetive.

        E vocês, já leram Boneco de Neve? Não deixem de compartilhar aqui o que acharam da resenha.

        Obrigado pela leitura, pessoal, espero que tenham gostado do primeiro post especial de Halloween e até a próxima! 

0 comentários

Mais Lidos

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

G+